Dicas de maquiagem: o que saber para aplicar bem a sombra


Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'shop_isle_post_meta' not found or invalid function name in /var/www/html/exallacosmeticos.com.br/web/wp-includes/class-wp-hook.php on line 298

Muita gente acredita que não há maquiagem completa sem uma bela sombra. No entanto, quem está começando a aprender a se maquiar sempre acaba empacando na hora de aplicar esse item. “A sombra é um pouco mais complicada, pois você tem que saber até onde ela pode chegar na pálpebra”, considera a maquiadora Renata Almeida proprietária e docente da Renata Almeida Escola de Maquiagem. Portanto, é preciso ter as dicas de maquiagem certas para começar.

Quer começar a se aventurar pelo mundo das sombras? Vejas dicas de maquiagem das especialistas e arrase fazendo um olho tudo.
Quando começar a maquiar os olhos?

De acordo com Renata, não existe uma regra de por onde começar. Mas se você for usar uma sombra escura e estiver com medo de errar, maquiar primeiro os olhos pode ser uma boa dica de maquiagem, justamente para facilitar a retirada do produto. Além disso, ao usar cores escuras nos olhos, o pó pode se espalhar para a pele embaixo dos olhos, causando uma falsa olheira.

Tipos de sombra

Antes de tudo, é preciso entender as diferentes texturas do produto. A mais comum é a sombra em pó compacto, aquela que vem nos estojinhos com diversas cores. “É a opção que tem mais durabilidade e, por ser seca, não fica vincada na pele”, explica a maquiadora Renata Almeida proprietária e docente da Renata Almeida Escola de Maquiagem. De modo geral, elas são uma opção mais simples para iniciantes e as favoritas dos maquiadores. A dica de maquiagem, nesses casos, é tomar cuidado com as cores escuras, pois um pouco de pó pode cair embaixo dos olhos, formando olheiras.

Mas existem outras texturas de sombra. “As cremosas e em gel dão mais efeito, mas não são esfumáveis e formam vincos em peles mais maduras”, pondera Renata.
Diferentes tipos de sombra podem ser misturados na hora de se maquiar. Usar sombras cremosas mais na pálpebra móvel, usando as em pó no côncavo, pois podem ser esfumadas, dando um efeito mais leve.

Arriscando-se no degradê

Um dos efeitos mais bonitos nos olhos é a sombra em degradê. O ideal é que as iniciantes comecem misturando apenas duas cores, uma mais escura e outra mais clara. “Comece aplicando a cor escura com o pincel língua de gato, marcando também o côncavo, e vá reduzindo a intensidade da aplicação conforme vai chegando à metade dos olhos. Depois aplique a cor clara com o mesmo pincel e misture as duas cores dando batidinhas com o pincel esfumador”, enumera a maquiadora Renata Almeida.